domingo, 6 de outubro de 2013

H1F-1 e sua relação com a produção de radicais livres

Diferentemente do que a maioria das pessoas sabe, o corpo possui naturalmente algumas defesas para evitar a produção de radicais livres. Uma dessas defesas é a produção do fator 1 induzível por hipóxia (HIF-1), que é um regulador central de resposta à alterações na concentração de oxigênio e possui um papel importante no estudo da fisiologia e patologia humanas . Este fator de transcrição é expresso quando as células se encontram em situações de hipóxia (baixa concentração de oxigênio) e ativa cerca de 70 genes alvos regulados por oxigênio.
Dentre as inúmeras funções do H1F-1 tem-se a inibição do ciclo de krebs e o incentivo da oxidação do piruvato (produto da glicólise) a lactato por meio da fermentação lática, processo anaeróbio. Além disso, como há a inibição do ciclo de krebs, a fase da cadeia transportadoras de elétrons também cessa, e como o oxigênio só entra no processo de respiração aeróbica no final dessa cadeia, o H1F-1 age de forma a impedir a formação de radicais livres, cuja chance é muito maior em situações de baixa concentração de oxigênio (hipóxia) . Trata-se, assim, de uma medida extremamente condizente para a adaptação da célula à condições de hipóxia e preservação das estruturas celulares do ataque de radicais livres que provavelmente seriam formados caso se mantivesse o processo de respiração aeróbia.
Assim, por mais que o H1F-1 iniba e o ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons, diminuindo bastante  produção de ATP, ele é um fator de suma importância para a manutenção da vida e preservação da célula.

Bibliografia:
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2317
Lehninger Princípios da Bioquímica, 3ª edição, agosto de 2002, São Paulo.

Postado por:
Clara Nunes de Castro  13/0106054

Nenhum comentário:

Postar um comentário