domingo, 6 de outubro de 2013

Metabolismo do ferro


Como funciona a absorção do ferro no nosso corpo?
O Fe no nosso organismo não possui nenhum mecanismo de eliminação, por isso todo o Fe que entra pela membrana do enterócito ficará dentro do nosso corpo. O transporte e o armazenamento desse elemento são mediados principalmente por três proteínas, a transferrina, a molécula receptora da transferrina e, por fim, a ferritina.  O Fe2+ precisa ser convertido em Fe3+ para depois poder atravessar o transportador de membrana e dentro do enterócito, conforme a necessidade do nosso organismo, ele pode ficar estocado na forma de ferritina, se hover a morte do enterócito , o Fe vai embora, nem entra no enterócito (mecanismo regulador), ou pode ser internalizado.  Para internalização conhece-se muito bem o transportador chamado de ferroportina, sendo o HFE e o TRF importantes para esse transporte também.  No momento em que o Fe entra na circulação sanguínea ele irá passar de Fe2+ para Fe3+ e será ligado a transferrina, que é a molécula de transporte, não ficando o Fe livre, fica ligado a uma proteína, que irá fazer o transporte dele até a medula óssea, se houver necessidade de produzir células sanguíneas, até o fígado, que é local principal de estoque de ferritina, podendo também fazer-se a produção de enzimas ou produção de mioglobinas. Assim, o Fe será destinado para onde for necessária sua utilização ou estocado na ferritina. Um dos mecanismo que conhecemos de excesso de Fe é uma alteração nos transportadores que irão internalizar o Fe, levando o mesmo para a circulação.
 

Como o nosso organismo faz o controle de Ferro?
Na década de 90 foi descoberta uma molécula chamada hepcidina, responsável pela donw regulation do Fe, ou seja, pela inibição do transporte do Fe, por isso se há muita hepcidina não irá haver uma captação adequada desse elemento, tanto o Fe intestinal, quanto o Fe que já está estocado. Essa descoberta foi muito importante para os hematologistas compreenderem melhor a anemia da doença crônica. Algumas pessoas que possuem essa anemia tem a produção aumentada da hepcidina e por isso o Fe fica estocado ou não é internalizado da forma adequada, dessa forma não é anemia ferropriva que ocorre, mas sim uma má distribuição do Fe que existe no organismo dos portares da doença. Por isso, se há falta de Fe o organismo irá ocorrer a diminuição da hepcidina, liberando o transportador, então a ferroportina e a esterol plasmina irão conseguir liberar o Fe do estoque ou do enterócito para o aproveitamento necessário, por isso conforme a produção de interleucina, ocorrerá uma produção maior de hepcidina, já que esta é induzida principalmente pela interleucina, que atua como regulador negativo da absorção de ferro e é mediadora da retenção de Fe por monócitos e macrófagos durante inflamação ou infecção.


O que é hemocromatose?
É uma doença causada pela causada pela alteração no gene HFE, e está relacionada com o excesso de Fe. Ocorre um bloqueio do controle da entrada de Fe do enterócito para a circulação sanguínea. Dessa forma com o descontrole na absorção de Fe, o mesmo ficará em excesso na circulação, por isso primeiramente ocorrerá um aumento no Fe plasmático, e esse Fe a medida que vai sendo internalizado vai sendo depositado e assim ele começará a aparecer no parênquima de alguns órgãos, principalmente no fígado, esse excesso irá causar um dano tecidual, que é a grande preocupação na hemocromatose, esse processo é lento mas que pode acarretar conseqüência devastadoras.

Bibliografia:
http://www.infoescola.com/bioquimica/atuacao-metabolica-do-ferro/


Postagem por:
Brenda Vier – 13/0103811

Nenhum comentário:

Postar um comentário