terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mocinho ou Vilão?

     Como já foi dito em um post anterior, os radicais livres trazem benefícios para o organismo quando encontrados em quantidade adequada. Eles são extremamente importantes também para manter funções vitais do corpo, como por exemplo: na resposta imune, na coagulação sanguínea, na cicatrização e inclusive na aceleração de liberação do oxigênio ligado à hemoglobina, favorecendo assim, a atividade metabólica dos organismos.

     Em oposição aos benefícios, o acúmulo de radicais livres no organismo traz inúmeros problemas. Entre eles, o envelhecimento acelerado de vários tecidos e a degradação de várias estruturas. Além disso, essas moléculas impedem a ação de inibidores do desenvolvimento de células cancerígenas, favorecendo o aparecimento de tumores.


     Assim, por mais que a existência de radicais livres seja natural dentro dos organismos, principalmente quando ficamos mais velhos, controlá-los por meio da ingestão de alimentos antioxidantes e a prática moderada de exercícios é fundamental para uma vida saudável.


Bibliografia:

Postagem por: Camilla Fernandes - 13/0104990
                              
                             
                     
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário