sábado, 5 de outubro de 2013

Antioxidantes

O que são antioxidantes?

     Os antioxidantes são moléculas que agem contra os radicais livres, capazes de retardar ou até impedir os danos oxidativos por eles causados. Podem, portanto, por esse motivo ajudar a impedir o desenvolvimento de algumas doenças, como: câncer, diabetes, arterosclerose, entre outras degenerativas, que possuem como alguns de seus fatores os radicais livres.

     Os antioxidantes podem ser classificados em hidrofílicos, solúveis em água, que reagem com oxidantes no citosol celular e no  plasma do sangue, ou hidrofóbicos, solúveis em lipídeos, que protegem a membrana celular da peroxidação lipídica.

Como agem os antioxidantes?

     Essas moléculas bloqueiam as reações oxidativas ao combinarem sua carga positiva com a carga negativa dos radicais livres, tornando-os inofensivos por estarem neutralizados e consequentemente oferecendo proteção para às mebranas e outras partes das células que normalmente são atacadas.


Quais as fontes de antioxidantes?

     Alguns antioxidantes são produzidos no organismo, como a superóxido dismutase, a catalase e a glutationa. A superóxido dismutase age catalisando a dismutação do superóxido em oxigênio e peróxido de hidrogênio, contando ainda com a parceria da catalase que em seguida converte o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Enquanto, a glutationa serve como um desintoxicante de maneira geral.

     No entanto, os antioxidantes são em boa parte adquiridos por meio da alimentação. Tendo como fonte: frutas, vegetais e grãos integrais.




Quais os antioxidantes mais importantes?

     Entre os mais importantes estão: Licopenos, Catequinas, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Zinco e Bioflavonóides. 

     Todos encontrados em uma alimentação rica em frutas, leguminosas, verduras, hortaliças e cereais.


Bibliografia:
http://www.infoescola.com/bioquimica/antioxidantes/
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/radicais_ivia.htm

Postagem por:
Camille Togo - 13/0105023

Nenhum comentário:

Postar um comentário