terça-feira, 1 de outubro de 2013

EROs e ERMOs

O que são espécies reativas de oxigênio (EROS)?

    São compostos químicos presentes na maioria dos sistemas biológicos, resultantes da oxidação ou da redução do oxigênio molecular, ou derivados dos produtos da redução.
    Esses compostos estão relacionados à utilização do oxigênio para reações metabólicas energéticas, que podem, dependendo da forma que o reduzem , formar diferentes compostos pela adição de um elétron de cada vez, contribuindo para a formação de intermediários reativos, como radicais superóxido (O2-.), hidroperoxila (HO2.), hidroxila (OH), e o peróxido de hidrogênio (H2O2).
   Os radicais livres estão inseridos nas espécies reativas do metabolismo do oxigênio ( ERMO) que consistem em agentes reativos patogênicos encontrados nos sistemas biológicos. 

Onde ocorre a formação desses ERMOs? 

   Ocorre em condições fisiológicas do metabolismo aeróbico, mais especificamente no interior das mitocôndrias, podendo os mesmos serem neutralizados com a entrada de  quatro elétrons.

Qual a contribuição das espécies reativas do metabolismo do oxigênio para o organismo?

  Apesar dos ERMOs serem causadores de diversas doenças como câncer e arterosclerose, são importantes para o sistema imunológico no processo de defesa contra infecções provocadas por bactérias.  

   É importante ressaltar a diferença entre EROs e ERMOs. Apesar de semelhantes,  diferenciam-se na sua estrutura, considerando que os ERMOs não necessariamente possuem eléntros desemparelhados em sua última camada. 





Bibliografia: http://radlivres2010-1.blogspot.com.br/2010/07/especies-reativas-de-oxigenio-ocorrem.html Acesso 01/10/2013

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000100014&script=sci_arttext  Acesso 01/10/2013

Postagem por: Clara Nunes 13/0106054

Nenhum comentário:

Postar um comentário